domingo, 25 de setembro de 2016

Detalhes sobre a instalação do Python no Windows

Se você usa MAC ou Linux você provavelmente não vai aproveitar nada desse artigo.
No Windows, a instalação do Python é relativamente simples se você só vai usar uma versão do Python.
Isso porque você pode usar várias versões do Python ao mesmo tempo, 
se você quiser.
Você pode usar a versão 2 e aversão 3 ao mesmo tempo por exemplo.

Por esse motivo ao instalar o Python no Windows com o instalador estilo "next next finish" em um determinado momento você vai receber uma tela parecida com essa:



Note que a última opção está com um X vermelho, representando que ela não será executada. 
Isso é pra evitar problemas se você já tem ou teve instalações do Python no seu windows.
Para saber se o Python já está instalado abra o terminal e digite "py". Se você receber algo como isso:



Aqui mostra que eu tenho a versão 3.4 instalada e ela está setada no PATH do sistema, ou seja na variável de ambiente PATH.
Nessa variável de ambiente você só deve deixar a versão do Python que você usa por padrão.
Se em vez dessa tela você recebeu uma tela de erro, provavelmente o Python não está instalado no seu sistema. Mesmo assim você pode ver o conteúdo da variável de ambiente PATH: ainda no terminal digite "echo %PATH%".



Veja que eu tenho 2 referencias ao Python 3.4 na minha variável de ambiente PATH porque eu selecionei como a ativa a última opção de instalação acima. Então no meu caso se eu quiser instalar uma versão diferente do Python, é bom que apagar essas referências, embora se não forem apagadas e a versão 3.4 tiver sido desinstalada, dificilmente terá algum problema. Apagar elas é uma questão de organização e limpeza.

Então resumindo: se na instalação do Python se você modificar a opção de adicionar o Python ao PATH, certifique-se de que não existe outra referencia no PATH apontando para uma outra instalação ativa, ou você pode ter problemas.
É importante enfatizar que se você não modificar a ultima opção da tela acima para o Python inserir as referencia no PATH durante a instalação, vai ter que fazer isso manualmente mais tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Criando uma API em C para usar com CFFI - PostgreSQL

Uma lib bem legal do Postgres é a libpq . Instalação no Debian 7, 8 e 9: sudo apt update && sudo apt install libpq-dev Ela po...